março 07, 2013

Stop Motion




Stop Motion é uma técnica de animação fotograma a fotograma (ou quadro a quadro) com recurso a uma máquina de filmar, máquina fotográfica ou por computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, dentro dos mais comuns, estão a massa de modelar, ou especificamente massinha (em Portugal, plasticina). Muitos contêm sistema de juntas mecânico, com mecanismos de articulações muito complexos. No cinema o material utilizado tem que ser mais resistente e maleável, visto que os modelos têm que durar meses, pois para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24 quadros (frames).
Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Estes quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nesta fase podem ser acrescentados efeitos sonoros como fala ou música.

Essa com certeza é uma das técnicas que muito admiro, tem que ter muita paciência e talento. Há alguns filmes desse tipo de animação, posso me permitir dizer que sou apaixonada por cada um deles, abaixo você pode conferir quais são, talvez voce até ja tenha assistido, mas não sabia como era feito.


Coraline é um filme em stop-motion baseado no livro de mesmo nome, do autor britânico Neil Gaiman.
O filme conta a história de Coraline Jones, uma menina que se muda com sua família para uma enorme casa. Entediada, a garota descobre uma porta secreta que dá para outra dimensão, bastante similar a sua, porém, tudo aparenta ser melhor. Porém, Coraline logo descobre que há algo de errado com seus pais alternativos.



O Estranho Mundo de Jack (no original em inglês: The Nightmare Before Christmas, mais tarde promovido como Tim Burton's The Nightmare Before Christmas) é um filme de animação norte-americano de 1993, dirigido por Henry Selick, produzido e co-escrito por Tim Burton. Conta a história de Jack Skellington da "Cidade do Halloween" que abre um portal para a "Cidade do Natal". Danny Elfman escreveu as músicas da banda sonora, desde da voz de Jack, bem como de outros personagens. O elenco de voz principal inclui Chris Sarandon, Catherine O'Hara, William Hickey, Ken Page e Glenn Shadix.


(perdão, nao consegui achar com legenda)

Corpse Bride (A Noiva-Cadáver  ou A Noiva Cadáver) é um filme de animação em stop motion de 2005, produzido por Tim Burton e co-dirigido pelo mesmo em companhia de Mike Johnson. Estreou em Portugal no dia 22 de Dezembro.
A história é baseada num conto russo-judaico do século XIX e é ambientada numa fictícia Inglaterra da era vitoriana. Filmado em Londres, possui as vozes de Johnny Depp como Victor Van Dort e de Helena Bonham Carter como a Noiva Cadáver.



Fantastic Mr. Fox (O Fantástico Senhor Raposo)
Desde jovem Sr. Raposo tem uma vida cheia de aventura com sua namorada, mas depois de quase serem pegos, ela o faz jurar que nunca mais fariam nada arriscado. Se tornaram Sr. e Sra. Raposo e tiveram um filho que se chama Ash que faz de tudo para conseguir a atenção de seu pai, mas isso complica ainda mais com a chegada do primo Kristoferson que consegue sua atenção e também a do interesse amoroso de Ash, uma raposa chamada Agatha.
Mas com o passar dos dias o instinto de sobrevivência do Sr Raposo fala mais alto e ele começa a roubar galinhas escondido de sua esposa, e logo os fazendeiros começam a caçar o Sr Raposo e sua família e é só começo da confusão



Mary & Max - Uma Amizade Diferente -Mary Daisy Dinkle (Toni Collette) é uma menina solitária de oito anos, que vive em Melbourne, na Austrália.  Max Jerry Horovitz (Philip Seymour Hoffman) tem 44 anos e vive em Nova York. Obeso e também solitário, ele tem Síndrome de Asperger. Mesmo com tamanha distância e a diferença de idade existente entre eles, Mary e Max desenvolvem uma forte amizade, que transcorre de acordo com os altos e baixos da vida.



Frankenweenie é um filme animado estadunidense dirigido por Tim Burton, lançado em 2012. É um remake do curta metragem homônimo de 1984. O longa-metragemvpreto e branco foi feito em stop motion e totalmente em 3D.
Assim como o curta-metragem de 1984, Frankenweenie conta a história de Victor Frankenstein, um garoto que perde seu cão Sparky num acidente de carro. Após seu professor de ciências, o Sr. Rzykruski, ensinar sobre bioeletricidade, Victor tenta trazer Sparky de volta a vida.
Quem curte filmes em desenho vai notar a diferença em stop motion, eles são de um modo perceptíveis  é como personagem reais, por isso eu gosto tanto. Boa sessão a todos!

Nenhum comentário: